domingo, 18 de outubro de 2009

E-COMMERCE

E-commerce, ou comércio eletrônico, é a forma on-line de compra e venda pela Internet, você pode adquirir os mais diversos produtos e serviços disponíveis na rede por meio das lojas virtuais. Você pesquisa, escolhe, especifica as características do produto como modelo, tamanho, cor e a forma de pagamento e recebe o bem dentro do prazo acordado diretamente em sua casa.
A vantagem para as lojas virtuais é que elas não necessitam de espaço físico, ficam abertas 24 horas por dia e oferecem serviços personalizados de acordo com o perfil do consumidor. Elas também podem existir como serviço complementar de uma rede de lojas já existentes como o Ponto Frio, as Lojas Americanas e as Casas Bahia.
Alguns fatores que vem influenciando o aumento do comércio eletrônico:
  • Acesso fácil à internet
  • Pesquisa fácil e rápida dos produtos
  • Preços acessíveis
  • Funcionamento 24 horas
  • Venda direta ao consumidor
  • Serviços personalizados
  • Custo menor do que uma loja física
  • Indice menor de inadimplência

sábado, 17 de outubro de 2009

BUSINESS INTELLIGENCE -BI

Business intelligence ou inteligência empresarial são ferramentas que o usuário dispões para analisar os dados armazenados, descobrir novos padrões, relacionamentos e insights úteis para orientar a tomada de decisão.
Uma das principais ferramentas do Busines Intelligence é o OLAP-Processamento Analítico on-line- que permite uma análise multidimensional de dados, permitindo que o usuário veja os mesmos dados de diferentes maneiras, pois usa múltiplas dimensões (Landon, 2009) .
É uma abordagem de fornecimento de respostas rápidas para consultas analíticas de natureza multidimensional. As bases de dados configuradas para OLAP utilizam um modelo de dados em forma de cubo, permitindo consultas ad-hoc com um tempo de execução acelerado. Os resultados de uma consulta OLAP são normalmente mostrados em um formato de matriz (ou pivô). As dimensões formam as linhas e as colunas da matriz; as medidas, os valores. Os dados de sistema OLAP se baseiam nas informações contidas nos diversos softwares utilizados pela empresa. (fonte: site Infobrás)

BANCO DE DADOS

Um banco de dados pode ser entendido como um conjunto de arquivos relacionados entre si que contém registros sobre pessoas, lugares ou coisas. É um sistema de armazenamento de dados que utiliza como ferramenta o computador e tem como objetivo principal registrar e manter informações de sua importância para a tomada de decisão em uma organização.
O gerenciamento de um banco de dados é feito por um conjunto softwares conhecido como SGBD - Sistema Gerenciador de Banco de Dados.
Gerenciar uma organização não é uma tarefa fácil, um administrador precisa tomar decisões diariamente sobre os mais diversos assuntos, por isso a importância de um banco de dados bem estruturado que disponibilize as informações necessárias para a tomada de decisão mais eficiente.
Principais benefícios de se utilizar um banco de dados:
  • Identificar e gerenciar a sua carteira de clientes
  • Permite pontuar o relacionamento do cliente com a empresa
  • Permite conhecer os ex-clientes e os motivos que levaram a empresa a perdê-lo
  • Permite criar um modelo de afinidade entre a empresa e o cliente
  • Permite por meio de indicadores, avaliar melhor a satisfação do cliente
  • Permite individualizar as mensagens empresa-cliente

A consulta SQL-Linguagem estruturada de consulta é uma linguagem para banco de dados relacional, é simples e de fácil uso porque ela se diferencia de outras linguagens de consulta a banco de dados no sentido em que uma consulta SQL especifica a forma do resultado e não o caminho para chegar a ele. Ela é uma linguagem declarativa em oposição a outras linguagens procedurais. Isto reduz o ciclo de aprendizado daqueles que se iniciam na linguagem. (fonte: Wikipédia).